Gastronomia em Portugal
A gastronomia portuguesa é muito rica e variada. Devido à sua localização geográfica, o peixe é um dos alimentos mais abundantes. Pescado fresco, directamente do mar todos os dias, vários chefes de renome internacional consideraram o peixe português como o melhor do mundo. Ainda ligado ao mar temos os mariscos vindos da nossa costa directamente para a mesa.
O bacalhau é o rei da gastronomia portuguesa, com mais de 1001 maneiras de o cozinhar. Portugal é o maior consumidor do mundo de bacalhau. Em todos os restaurantes podemos encontrar pelo menos um tipo de prato de bacalhau. Os mais frequentes são bacalhau à Braga, bacalhau com natas, bacalhau à brás, bacalhau assado no forno entre outros.
As sardinhas cuja época de pesca se limita aos meses de verão são um dos pratos mais apreciados. Comidas assadas na brasa com salada de tomate, alface e pimentos, é um prato obrigatório que tem que provar. Durante as festas dos Santos Populares do Santo António, do São Pedro e do São João a sardinha é a rainha da festa.
Além do peixe, a carne de vaca de raças autoctones portuguesas é incrível. Temos a posta à Mirandesa, o naco na pedra, ou simplesmente costeletão grelhado na brasa com sal. Arroz e batatas acompanham, normalmente, os pratos de carne em qualquer restaurante.
O porco alentejano, conhecido como porco preto, criado ao ar livre, alimentando-se do que o campo produz, é uma especialidade gastronómica que terá que provar. Os secretos de porco preto são a iguaria mais conhecida e apreciada.
O frango assado na brasa, que hoje é um sucesso mundial, é outro prato que não pode perder numa visita a Portugal. É normal encontrá-lo em qualquer restaurante, mas existem restaurantes famosos e especializados em frango no churrasco. Internacionalmente é conhecido como chicken piri-piri, devido ao molho picante que é servido à parte para acompanhar.
Mais do que palavras, deixo algumas imagens dos nossos pratos mais tradicionais que terá que experimentar.
















